Papel de parede vinílico ou vinilizado

Papel de parede: vinílico ou vinilizado?

O papel de parede tornou-se um elemento importantíssimo para tornar as casas ainda mais modernas, e até mesmo decoradores e designers se renderam a esta tendência.

A sua aplicação é fácil e rápida e tem um custo acessível, além disso, não faz resíduos e torna a sua casa mais limpa e arrumada. Hoje em dia, são vários os modelos que existem e que pode escolher, difícil será a escolha!

Hoje no Blog Decorar Casa vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o papel de parede. Confira!

 

Esclareça suas dúvidas sobre papel de parede

São várias as razões para colocar papel de parede. Este elemento pode ser colocado no teto, na parede e para revestir superfícies, tem uma função térmica que ajuda a isolar a casa tornando-a mais confortável e ainda possui uma grande durabilidade, durando mais do que a tinta da parede.

No entanto, ainda existem dúvidas que surgem na hora da compra e quais os tipos de papel de parede a usar, se o vinílico ou o vinilizado. As diferenças são algumas e no que diz respeito à sua durabilidade, os vinílicos possuem proteção com capa de PVC, são mais grossos e resistentes à humidade e luz e é indicado para espaços maiores como corredores. Além disso, devido à sua resistência pode ser aplicado em cozinhas e banheiros. Devido aos seus componentes, ele é lavável e impermeável sendo apenas aconselhado a limpá-lo apenas com um pano molhado.

O papel vinilizado tem um aspeto mais natural, pois tem uma camada de verniz e é impresso com tinta acrílica ou vinílica. Este só pode ser aplicado em áreas secas sendo mais indicado para salas, escritórios e quartos. Quanto à sua limpeza deverá apenas tirar o pó e não utilizar nada úmido. É aconselhado o uso de um aspirador não sendo recomendado a utilização de produtos químicos.

Relativamente aos preços, os mesmos variam, pois, cada material é adaptado a situações diferentes. Quem procura um papel de parede que dure mais, seja mais resistente e que crie variadas texturas, o mais utilizado é o vinílico, uma vez que, devido aos diversos tipos e à sua qualidade é o mais caro.

Já o papel vinilizado tem um preço mais acessível, custando apenas metade do preço, mas tem muitas restrições, pois não pode ser aplicado em todas as superfícies devido à sua qualidade.

 

E agora?

Depois de escolher o papel de parede resta saber como aplicá-lo! Descubra todas dicas:

Antes de começar prepare os materiais:

  • Espátula para cortar;
  • Tesoura;
  • Régua:
  • Escada;
  • Fita métrica;
  • Pano úmido;
  • Pano seco;
  • Cola de papel de parede (se necessário).

Antes de começar, é obrigatório deixar a superfície da parede totalmente limpa e sem defeitos. É aconselhado lavar as paredes e deixá-las secar, assim o papel ficará bem aplicado e sem imperfeições.

A seguir, meça a parede para saber qual o cumprimento das faixas de papel. A esse comprimento é indicado acrescentar 10 cm para que fique com bons acabamentos.

A aplicação deve começar da parte superior da parede e deve ser feita de forma vertical, de cima para baixo. Caso precise de cola, aplique-a na parede e cole o papel por cima. Se for papel de adesivo é só retirar a película protetora aos poucos e aplicar.

Depois de colocado, alise o papel com mãos e para remover bolhas maiores fure-as com uma agulha e passe um pano seco por cima, para que o ar possa sair.

Para terminar, é só pressionar o papel sobre os cantos e vincos para que fique com um acabamento perfeito.

Agora é só combinar várias peças de decoração com o seu novo papel aplicado e terá um espaço total remodelado por si, sem grandes custos!

 

Papel de parede com tecido

Este tipo de papel é uma excelente alternativa para quem gosta deste material. É indicado para espaços como quartos e salas e tem sido cada vez mais procurado por pessoas que optam por decorações mais arrojadas. Não é aconselhado o seu uso em locais com humidade. Experimente e verá os fantásticos resultados!

decoração parede, painel de parede, papaeis de parede, papeis de fundo, papel de fundo, papel parede, papel parede quarto, rolo de papel de parede


Compartilhamos consigo no Blog Decorar Casa ideias, dicas e inspiração para que a sua casa seja harmoniosa.

Siga as nossas Redes Sociais