Jardim Vertical descubra como criar e cuidar

Jardim Vertical descubra como criar e cuidar!

Ao decorar o seu jardim está a criar um ambiente mais agradável, confortável e visualmente mais atrativo, tanto para quem lá mora como para quem lá passa.Quer tenha espaços pequenos ou grandes, aproveite estas ideias para ter um jardim vertical dando-lhe um toque de paz, harmonia e elegância.

São muitos os tipos de jardim que pode criar dentro ou fora de casa, neste artigo indicamos-lhe como criar e cuidar de um jardim vertical.

 

Aprenda a cuidar do Jardim Vertical

Jardim Vertical descubra como criar e cuidar

O jardim vertical, como o nome indica, é suspenso na vertical, quer em muros, quer por suportes ou painéis onde são colocadas plantas de várias espécies. Por isso são ótimos para quem não tem muito espaço em casa.

A vida da cidade, com stress constante, e pouco espaço para jardins, levou a que muitas pessoas criassem jardim verticais de forma a trazer a natureza para o interior da sua casa.

Como não é necessário muito espaço, muitas pessoas optam por utilizar no interior das casas estes jardins com plantas comestíveis como o alecrim, hortelã, salsa, manjericão, entre outras, o que facilita depois a sua utilização na cozinha.

No exterior muitas vezes são utilizadas orquídeas, sambambaias e bromélias criando um ambiente natural de extrema beleza.

Pode colocar o seu jardim numa parede, num muro ou dentro de casa em paredes internas. Utilize uma estrutura vertical para dar suporte a este jardim, pode ser uma pallet ou outra estrutura que tenha. Tenha em atenção que esta deve aguentar bem o peso do jardim, pois se não aguentar ou fixar bem fixo, irá destruir o jardim.

Estrutura dos jardins verticais

São várias as estruturas que pode utilizar para montar o seu jardim vertical. Desde utilizar materiais como treliças, fibras de côco até técnicas de “Faça você mesmo” com garrafas pet.

Jardim Vertical descubra como criar e cuidarSe utilizar treliças (estruturas metálicas) estas ficam fixas à parede e pode pendurar vasos em posição de meia lua.

Se usar as garrafas pet, está a aproveitar para reciclar e contribuir para um melhor ambiente. Estas podem ficar amarradas com cordas ou suspensas. Assim, estas garrafas ficam como vasos do seu jardim.

Se optar pela fibra de coco, como é um material natural, encaixa muito bem em espaços pequenos como varandas. No entanto, esta fibra necessita ser impermeabilizada e fixa a uma estrutura base.

 

Que plantas colocar?

São diversas as plantas que pode colocar neste tipo de jardim. Pode optar por orquídeas que são relativamente fáceis de manter, mas têm que ter um ambiente solarengo, senão estas podem não sobreviver.

Pode também optar por trepadeiras que não precisam de muito espaço, crescem rápido e se desenvolvem bem em vasos, ou por peperômias que têm raízes superficiais.

 

Cuidados a ter

Cuidar de jardins verticais exige os mesmos cuidados que cuidar de um canteiro: rega, adubo, iluminação…para que cresçam de forma saudável.

Para sistema de rega pode utilizar uma bomba que conduza a água à parte inferior da estrutura ou utilizar um regador com sistema de irrigação.

Para evitar a acumulação de água no jardim, pode ser necessário um sistema de drenagem. O excesso de água pode atrair insetos e destruir as plantas.

Não descure da iluminação, as plantas devem receber a quantidade ideal de luz para crescerem. No entanto, excesso de iluminação também pode danificar as plantas por isso deve regá-las com maior frequência.

Escolha um local com boa iluminação, mas sem que os raios solares incidam durante muito tempo nas plantas.

Adubar as plantas também é fundamental, para estas crescerem fortes e saudáveis, para isso pode utilizar resíduos caseiros, muito eficientes. Bata no liquidificador cascas de legumes ou ovos, misture húmus, use a borra de café, e coloque em vasos.Este adubo natural irá tornar as suas plantas saudáveis e fortes.

 

Comece já hoje a montar o seu jardim vertical e deixe a sua casa ainda mais bonita.

 

como montar jardim vertical, ideias para jardim, jardim vertical, jardins suspensos, meu jardim, montar um jardim


Compartilhamos consigo no Blog Decorar Casa ideias, dicas e inspiração para que a sua casa seja harmoniosa.

Siga as nossas Redes Sociais