Espada de São Jorge planta 0

Espada de São Jorge Planta descubra como cuidar e usar na sua decoração

Quem quer cultivar a sua própria floresta urbana, mas não tem muito tempo nem espaço em casa não precisa ficar só nas suculentas. Algumas espécies são fáceis de cuidar e ainda trazem um toque de cor e forma aos ambientes. É o caso da espada de São Jorge, planta originária do oeste da África que está voltando à moda graças à versatilidade e porte escultural.

“A espada de São Jorge é perfeita para quem está começando no universo das plantas.”

Afirmam Vanessa Guerreiro e Marcello Bozzini, sócios da Botânica e Tal, loja de São Paulo especializada em jardinagem urbana e projetos botânicos.

“Ela é super-resistente e exige pouca manutenção.”

A planta espada de São Jorge apresenta algumas variações, como a Sansevieria zeylanica (rajada), a Sansevieria trifasciata (com borda amarela, também conhecida como espada-de-iansã) e a Sansevieria cylindrica (em formato cilíndrico, também chamada de lança de São Jorge).

Espada de São Jorge planta

No blog decorar casa vamos apresentar algumas sugestões bem como partilhar algum do conhecimento de Vanessa Guerreiro e Marcello Bozzini. Confira já de seguida!

Espada de São Jorge aprenda a cuidar

Segundo a dupla, esta espécie é ótima para ambientes internos e jardim, principalmente para aqueles cantinhos com pouca luz.

“Não que ela não goste de luz, ela gosta! Mas é uma das poucas espécies que resistem, inclusive, à falta de luz”

E nem precisa regar muito: “uma vez a cada dez dias, durante os meses de inverno, está ótimo’. No verão, colocar água uma vez por semana é suficiente.

Significados

Espada de São Jorge planta 2

Os atributos da espada de São Jorge vão além da estética. “Na Umbanda e no Candomblé, ela é considerada uma planta de proteção, ligada aos poderes de Ogum. E por isso é uma boa opção para se ter na entrada de casa”, dizem.

Recentemente Vanessa e Marcello criaram um projeto botânico para A Casa do Porco e apostaram em dois vasos enormes na entrada do restaurante, na região central da capital paulista. “Como Jefferson Rueda é filho de Ogum, colocamos outra espada de São Jorge bem na frente da cozinha, às vistas do chef.”

Os sócios da Botânica e Tal lembram também que a espada de São Jorge é uma das plantas mais eficientes para filtrar o ar e eliminar elementos químicos, como benzeno e xileno, que evaporam de produtos de limpeza.

Espada de São Jorge uma planta antiga na decoração atual

Antes considerada uma planta antiquada, assim como a samambaia, a espada de São Jorge agora brilha na decoração de lares modernos. Basta dar uma olhada na hashtag #snakeplant para ver inúmeras inspirações no Instagram.

Espada de São Jorge planta 3

A seguir, sugerimos algumas inspirações engraçadas de usar esta planta na decoração. Confira!

Espada de São Jorge nas alturas

“Com folhas alongadas e duras, a espada de São Jorge fica ainda mais linda sobre suportes para plantas, que alongam o conjunto. O resultado é bem vertical, bem imponente!”, ensinam os especialistas.

Espada de São Jorge no chão da sala

Investir em vasos de espada-de-são-jorge sobre o piso e misturá-los com texturas naturais, criando um clima boho, é um jeito fácil e bacana de ter plantas em casa.

Vários formatos

A espada-de-são-jorge pode ser encontrada em diferentes formatos, do mini aos mais alongados, passando pelo cilíndrico. Vale investir na mistura entre elas para criar composições interessantes.

Cantinho verde

Aposte em vasos e cachepôs apoiados no chão ou em suportes de diferentes alturas para criar profundidade e complete com plantas pendentes presas ao teto.

Jantar diferente

 

A parede verde funciona como moldura para as diferentes espécies que cercam a mesa, trazendo uma atmosfera relaxada para a hora das refeições.

Dormir com a planta espada de São Jorge

Espada de São Jorge planta 8

Plantas no quarto são sempre bem-vindas. Além de linda, a espada-de-são-jorge ajuda a filtrar as impurezas do ar.

Home office monocromático

Espada de São Jorge planta 9

Uma parede preta, algumas prateleiras e muitos vasos podem fazer do escritório em casa o local mais agradável do apartamento.

A espada de São Jorge sobre os móveis

Uma composição de plantas e objetos decorativos tira qualquer ambiente do sério e ainda traz ares de frescor ao criado-mudo, aparador, ou qualquer outra base que esteja precisando de um charme extra.

Banho Fresh

Espada de São Jorge planta 10

Ter plantas no banheiro também é uma maneira interessante de cultivar o verde dentro de casa. Que tal montar um cantinho com a sua planta espada de São Jorge, cristais e velas? Um incenso natural perfuma e ajuda a transformar o banho em um ritual.

 

 

Fonte: https://casavogue.globo.com/

a espada de são jorge, como cuidar da espada de são jorge, como regar a espada de são jorge, cuidar espada de são jorge, espada de são jorge, espada de são jorge amuleto, espada de sao jorge atras da porta, espada de são jorge beneficios, espada de são jorge como cuidar, espada de são jorge como plantar, espada de são jorge comprar, espada de sao jorge cuidados, espada de são jorge é venenosa, espada de são jorge flor, espada de são jorge no quarto, espada de são jorge onde colocar, espada de são jorge onde comprar, espada de são jorge onde comprar portugal, espada de são jorge para que serve, espada de são jorge planta, espada de são jorge preço, flor espada de são jorge, flor espada de são jorge significado, planta espada de são jorge, planta espada de são jorge como cuidar, planta espada de são jorge onde comprar, planta espada de são jorge para que serve, planta espada de são jorge significado, planta suculenta espada-de-são-jorge, vaso espada de sao jorge


Compartilhamos consigo no Blog Decorar Casa ideias, dicas e inspiração para que a sua casa seja harmoniosa.

Siga as nossas Redes Sociais