feng shui tudo o que necessita de saber

Feng Shui – Tudo o que necessita de saber

Já ouviu falar em Feng Shui? A arte de harmonizar espaços e tem como principal objetivo melhorar a energia vital nos seres e ambientes. Segundo Cris Ventura, consultora, palestrante e à frente do Canto do Feng Shui, chamamos de “chi” a energia vital. “Procuramos identificar os fluxos de energia estagnados ou acelerados do imóvel e aplicar técnicas de curas que fortalecerão o chi do ambiente, trazendo benefícios aos moradores”, ela explica.

A técnica chinesa pode ser aplicada tanto em residências, quanto em espaços comerciais e empresas. Mas sempre com o intuito de tornar o ambiente saudável e atrair soluções. “Com o Feng Shui conseguimos trabalhar áreas que regem a vida como família, amigos, relacionamentos, saúde, sabedoria, sucesso, criatividade e trabalho. E é assim também que podemos trazer benefícios como superar dificuldades, transformar energias negativas em positivas, atrair prosperidade, conquistar equilíbrio, harmonizar ambientes e melhorar relacionamentos”.

Feng Shui na prática

Já deu pra entender que apenas seguindo as orientações de Feng Shui dá para transformar e harmonizar a energia da sua casa de maneira que mudará a vida inteira, não é? Pois então agora vamos para as dicas de ouro que aqui no blog Decorar Casa queremos partilhamos consigo:

Entrada

O hall de entrada deve ser sempre iluminado e limpo. Plantas em casa são fundamentais para compor a decoração e espelhos convidam a boa energia à entrar no lar.

Corredor

Se você é um amante de fotos e quadros nas paredes, se joga nos corredores. Cores claras são as mais indicadas e tapetes são bem-vindos. “Ajudam a energia a circular pela casa inteira”, ela explica.

Cama

Essa é daquelas dicas que devem ser seguidas à risca. O ideal é que a cabeceira da cama seja encostada na parede – mas que ela não tenha janela e nem faça divisa com o banheiro. “A janela traz sensação de insegurança e a parede com o banheiro pode drenar as boas energias”.

Quarto

Esse é um dos ambientes que merecem maior atenção, já que é um dos lugares mais frequentados da casa. Aqui, vale tudo: almofadas, roupas de cama, quadros e cortinas na decoração. “Para garantir conforto e bem-estar, evite levar trabalho, material de estudo ou aparelhos eletrônicos no ambiente”.

Fogão

Esse é o objeto que representa prosperidade na casa. Por isso, deve estar sempre em bom estado e em perfeito funcionamento. “Se ele ficar ao lado da pia, indico colocar um sino de vento ou um cristal entre eles, para evitar que os elementos “água” e “fogo” entrem em conflito”.

Banheiro

Já esse cômodo, segundo Cris, é considerado o vilão energético da casa. Por isso, a tampa do vaso sanitário deve estar sempre abaixada e os ralos devem ter aquele sistema “abre-fecha”, sabe? Outra coisa: mantenha a porta sempre fechada para evitar que a energia saia e se espalhe pelo lar.

Posição de comando

Esse é o nome dado principais orientações de posição no Feng Shui. Os móveis – principalmente camas, sofás e mesas de escritório – devem ser posicionados de frente para a porta principal e devem estar encostados em paredes sem janelas. “Assim, garantem uma visão ampla do ambiente e trazem sensação de bem-estar e segurança”. Cris ainda explica que se caso essa sugestão de disposição não for possível, aplicações de curas com análises personalizadas podem ajudar.

Plantas fazem toda a diferença

“Elas são superimportantes. Plantas são grandes aliadas do Feng Shui, purificam o ar e renovam as energias”. A crença chinesa diz que devemos aproximar seres humanos da natureza, logo, nada melhor do que ter árvores, flores e plantas dentro de casa.

Mas não acaba aqui vamos partilhar consigo os 8 princípios do Feng Shui já de seguida.

8 princípios do Feng Shui fáceis de seguir em uma casa moderna

Sempre quis experimentar o Feng Shui, mas nunca soube como? Essas dicas são tão práticas que você pode aplicá-las hoje mesmo, sem esforço, mantendo o estilo do seu décor

Uma arte milenar que tem seus preceitos aliados à tradição precisa ser modernizada? Alguns seguidores de Feng Shui dizem que sim: a casa contemporânea pode se beneficiar dele, mas de forma atualizada. Separamos oito conceitos desta arte que são fáceis de seguir sem comprometer a modernidade do espaço – com criatividade, experimentar cada um deles se torna um processo divertido. Confira:

1. Conheça o baguá

O primeiro passo para incorporar o Feng Shui em qualquer casa é conhecer o baguá – um mapa dos centros de energia da residência e dos cômodos. Ele é um octógono dividido em nove segmentos que influenciam sua vida, conforme o esquema abaixo:

feng shui tudo o que necessita de saber 2

O Feng Shui é baseado na forma como moldamos a energia que se move por nossas casas. Essa energia é chamada de chi e é influenciada pelos objetos colocados em cada área do décor. Ou seja: algumas peças impedirão que o chi circule livremente e beneficie aquele ponto de sua vida, enquanto outros favorecerão o movimento.

Existem duas maneiras de entender a casa de acordo com o baguá: analisá-lo de acordo com a rosa dos ventos, com a área do Trabalho posicionada no norte, ou posicionar a mesma área na entrada da residência e de cada um dos ambientes. Assim você entende melhor como sua casa funciona e de quebra descobre a razão por um certo objetivo ou projeto seu não estar indo tão bem!

2. Entenda a posição de comando

Cada ambiente tem um propósito e, seguindo-o, um móvel que melhor o representa. Estes geralmente são camas, mesas e grandes peças de mobiliário e devem sempre estar na posição de comando.

feng shui tudo o que necessita de saber 3

Imagine-se como o chefe de uma grande empresa antes de posicionar esses móveis! Seu escritório, por exemplo, é focado na mesa: esta deve estar bem no centro, de forma que seja destaque no espaço e você nunca fique de costas para a porta.

O conceito aplicado ao quarto, porém, é um pouquinho diferente – ao mesmo tempo em que você deve poder ver a porta quando na cama, ela nunca pode estar diretamente em frente à entrada.

3. Objetos pesados no tecto ou parede por cima da cama são perigosos!

O Feng Shui te aconselha a não correr riscos pendurando peças pesadas próximas à sua cabeceira. Além do bom senso – já que se mal instalados, os objetos podem cair – a presença de peças pesadas sob nossas cabeças causa ansiedade e preocupação em nosso subconsciente.

Outro detalhe a ser evitado são os espelhos na cabeceira. Eles refletem a energia para longe da cama, quando suas qualidades deveriam ser concentradas ali!

4. Mantenha água corrente em sua área da prosperidade

Está precisando de um dinheiro a mais? Para garantir que o mês não termine no vermelho, a dica é manter água corrente no quadrante da prosperidade!

feng shui tudo o que necessita de saber 4

A maneira como ela será inserida depende de sua imaginação: se você sempre sonhou em ter um aquário, esse pode ser o momento. Pequenas fontes e outras peças que envolvam água também podem trazer dinâmica ao décor.

5. Não coloque obstáculos diretamente na entrada de casa

O fluxo de energia da rua para dentro de casa é muito importante no Feng Shui. O objetivo dessa área é proteger sua casa da energia agitada de fora, ao mesmo tempo em que dá boas-vindas aos visitantes.

Por isso você pode –e deve – incluir um paisagismo caprichado e até mesmo vasos na entrada, mas nunca diretamente em frente à região da porta. Se houver um jardim, um caminho levemente curvo é sempre preferido em relação aos retos, deixando o espaço externo mais fluído.

6. Inclua todos os elementos em cada quarto da casa

Sim, o Feng Shui é adepto do minimalismo, mas ao mesm

o tempo você precisa de algo que represente cada um dos elementos naturais – ar, água, madeira, terra e metal – em cada ambiente.

Os elementos não precisam estar no ambiente literalmente, é claro. Algumas trocas podem tornar a busca por eles divertida e criativa: vidros ou espelhos podem substituir a água, uma luminária ou vela tomam o lugar do fogo e vasos de cerâmica representam a terra. Com atenção ao seu estilo de décor e seu gosto pessoal, tentar incluir estes elementos deixará o cômodo mais aconchegante e equilibrado.

7. Sempre feche a porta do banheiro

Já comentamos como o Feng Shui do banheiro é delicado – o ambiente pode, literalmente, fazer a energia boa de casa ir ralo abaixo! Para evitar esse terrível acidente, nunca se esqueça de baixar a tampa do vaso sanitário e deixar a porta fechada.

8. Use sua intuição

Quando começar a estudar o Feng Shui, irá perceber que vários conceitos são lógicos. Colocar coisas acima da cabeceira enquanto dorme, por exemplo, é um risco que não é complicado de perceber. Geralmente, cantos e coisas afiadas remetem ao perigo e também devem ser evitados. Plantas morrendo em qualquer área da casa, então? Não precisamos nem dizer o que isso significa.

Utilize o baguá de acordo com a sua intuição, é fácil perceber como certos objetos influenciam na nossa casa e saber como aplicar o Feng Shui é fundamental para curar os problemas do seu ambiente!

 

Fonte: https://casavogue.globo.com/ e https://casa.abril.com.br/

bagua feng shui, decoração feng shui, escola nacional de feng shui, feng shui, feng shui 2017, feng shui 2018, feng shui bagua, feng shui bedroom, feng shui buda onde colocar, feng shui casa, feng shui casas, feng shui cores, feng shui cozinha, feng shui decoração de interiores, feng shui escritorio, feng shui espelhos, feng shui espelhos onde colocar, feng shui fontes de agua onde colocar, feng shui o que é, feng shui objetos que atraem prosperidade, feng shui onde colocar o espelho no quarto, feng shui orientação camas, feng shui portugal, feng shui posição das camas, feng shui quarto, feng shui quarto casal, feng shui quarto cores, feng shui quarto de casal, feng shui sala, feng shui significado, fonte feng shui onde comprar, fontes de agua feng shui onde comprar, fontes de agua feng shui onde comprar portugal, moedas chinesas feng shui onde comprar, o que é feng shui, o que é o feng shui, onde colocar aquario feng shui, onde colocar espelho na sala feng shui, onde comprar moedas chinesas feng shui, plantas no quarto feng shui, qual o meu elemento feng shui


Compartilhamos consigo no Blog Decorar Casa ideias, dicas e inspiração para que a sua casa seja harmoniosa.

Siga as nossas Redes Sociais