Salas decoradas o poder das cores 2

Salas decoradas: o poder das cores

Ao decorar a casa deve considerar por aproveitar ao máximo os acessórios e móveis que dispõe. Ou seja, no caso da sala antes de mudar os móveis ou reformar por completo, experimente mudar a pintura das paredes, que poderá fazer toda a diferença na decoração de sala.

Mas, qual a cor mais adequada para a sua sala?

Antes de começar a pintar, observe bem os móveis, a quantidade de paredes e não se esqueça que cada cor, em salas decoradas, transmite uma sensação diferente.

Neste artigo vamos partilhar consigo alguns detalhes sobre o poder das cores.

Veja os exemplos de salas decoradas com várias cores

 

1. Sala de estar branca

Em arquitetura, o branco é das cores mais utilizadas, se quer dar um aspeto clean e amplitude à sua sala, o branco é cor ideal. Além de transmitir paz e serenidade, ainda ajuda a refletir a luz, aumentando a luminosidade e dá um aspeto fresco e limpo.

Aproveite para combinar este tom com objetos decorativos coloridos como quadros ou molduras assim como pode fazer um efeito interessante com espelhos. O único inconveniente é que a cor branca acaba por se sujar mais pelo que requer repinturas mais vezes.

 

2. Salas decoradas com tons escuros

Tons escuros não é sinónimo de uma sala pesada, uma vez que os deve utilizar em contraste com tons claros e uma boa iluminação.

O preto, tal como o branco é uma cor elegante para utilizar em salas decoradas, que em conjugação com dourados, prateados ou branco dá um toque de requinte e sofisticação à sua sala. Preto é significado de luxo, elegância e nobreza.

Utilizar cores escuras também dá a sensação de um espaço mais intimista, menor, com sensação de continuidade do mesmo.

3. Sala com tons de cinza

O cinza é uma cor neutra, que mistura o preto e branco, muito versátil com várias tonalidades e que pode ser combinado com vários objetos de decoração coloridos. Muitas vezes conotada com a tristeza e monotonia, a cor cinza também pode significar sucesso e equilíbrio.

Uma cor que transmite um tom de requinte à decoração e que serve para destacar cores alegres e vivas. Cinza e azul são uma excelente combinação para salas decoradas com elegância.

4. Sala decorada de azul

São vários os tons de azul que pode utilizar na sua sala desde o azul celeste, ao marinho, ao petróleo ou outros tons, esta cor transmite aconchego, elegância, tranquilidade e intimidade. Considerada também uma cor muito espiritual, que ajuda muitas pessoas a acalmar e melhorar a respiração.

Pode aproveitar os tons azuis das paredes para combinar com quadros ou objetos brancos ou até mesmo com os sofás ou poltronas da mesma cor.

Utilizar azul com cores quentes como o vermelho, laranja, amarelo também é uma excelente opção para uma composição colorida e atrativa.

5. Salas de estar com cores pastel

Os tons pastel são sempre uma boa opção para uma sala discreta e suave. Pode combinar um rosa claro nas paredes com o mesmo tom nas almofadas ou com uma bela poltrona. O verde pastel, por exemplo combina muito bem com objetos de cores neutras.

O amarelo, o bege, o fendi, o rosa, e outras cores claras ajudam a dar a sensação de uma sala maior, além de combinarem muito bem com cores fortes como o vermelho, laranja, rosa em almofadas, tapetes, cortinas e outros objetos.

Se a sua sala for retangular, deve pintar a parede mais pequena com tons mais escuros de modo a dar profundidade. Se tiver uma sala pequena e quadrada então pode optar por pintar as duas paredes opostas num tom mais escuro e as outras em tons pastel.

 

6. Sala decorada de cores fortes

O vermelho é uma cor quente, estimulante e que acelera a respiração e os batimentos cardíacos. Representa o calor e a paixão, pelo que se optar por esta cor na pintura da parede, escolha uma parede de fundo e que combine com pequenos detalhes ou acessórios de decoração. Combinar vermelho e branco pode ajudar a equilibrar o espaço ou utilizar degradés de cor combinado o vermelho com cores complementares.

Por sua vez, o laranja é a cor da amizade, e na sala de estar onde recebe os amigos, pode ser uma cor alegre para pintar paredes em salas decoradas com gosto.

O amarelo representa o calor e a energia, e resulta muito bem com cinza ou violeta, numa composição vibrante e luminosa.

O verde é uma cor que representa a esperança e a liberdade. As salas decoradas com esta cor transmitem calma e ao misturar esta cor com outras cores claras ou tons pasteis pode transmitir harmonia e equilíbrio.

decoração parede sala de estar, decorando a sala, dicas decoração sala, sala decoração, salas decoradas simples


Compartilhamos consigo no Blog Decorar Casa ideias, dicas e inspiração para que a sua casa seja harmoniosa.

Siga as nossas Redes Sociais